Museu Basílio Carneiro e Ponte do Loyde passarão por reforma
O prefeito Almir Melo e o secretário de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, visitaram, na manhã desta sexta-feira (15), dois patrimônios históricos e culturais de Canavieiras: A ponte do Lloyd, que está sendo preparada para passar por uma reforma completa, e o Museu Basílio Carneiro, que atualmente se encontra fechado e será totalmente reformado.
Conhecido point da juventude, artistas, intelectuais e boêmios, a Ponte do Lloyd é considerada o melhor lugar para a contemplação do por do sol, salto livre e ornamental no rio Pardo e apresentações musicais e poéticas. A reforma completa do local inclui uma nova pintura e iluminação. Os tubos dos corrimãos já foram retirados para receber um novo alambrado, assim como os pilares.
Após a recuperação dos seus móveis, o Museu Basílio Carneiro terá seu casarão totalmente recuperado. Após diversas tentativas do prefeito Almir Melo para conseguir apoio técnico e financeiro dos órgãos governamentais responsáveis pela manutenção do patrimônio histórico e artístico, o prédio passará por uma reforma com recursos próprios do município.
Acompanhado de técnicos e do engenheiro Lucas Rodrigues, o prefeito esteve no local para fazer um diagnóstico preventivo, vistoriando o que pode ser mantido da estrutura original do prédio. “Iremos aproveitar algumas portas, retirar o assoalho para colocar outro contrapiso, e colocar o telhado e a estrutura”, explicou o secretário.
No entender de Almir Melo, o museu é um equipamento de notável valor afetivo, cultural, histórico e paisagístico, imprescindível para o incremento do turismo. A sua recuperação é de fundamental para o resgate da vida cultural de nossa cidade, que hoje é carente de pontos de cultura, além de representar um bem de valor inestimável para a nossa história”, concluiu o prefeito.
Criação do Museu – O imóvel foi doado ao Município de Canavieiras, através de testamento, pela filha do Tenente Basílio, Anísia Carneiro, em 25 de agosto de 1994. Ele funcionou até 31 de dezembro de 2000, quando encerrou o terceiro mandato de Almir Melo à frente da Prefeitura de Canavieiras.
De lá pra cá, o museu foi destruído e muitas das peças que compunha o seu acervo foram saqueadas e outras destruídas, o que também aconteceu com o estado físico do prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Município de Canaveiras.
O museu, além de ter funcionado como um equipamento de visitação pública, também foi uma das locações da novela Porto do Milagres, produzidas pela Rede Globo de Televisão. O casarão é uma edificação térrea, típica das casas do final do Século XIX e início do Século XX e representa o apogeu da civilização do cacau.